7 de fevereiro de 2010

Terceiro Dia

O dia come'cou com todo mundo ajustando seus trabalhos. Agora eu j'a estava esperto e fui um dos primeiros a tomar caf'e. O clima era de ansiedade, alguns falando sobre suas apresenta'coes, o nervosismo e tudo mais. Na noite anterior Vasile ficou at'e mais tarde terminando sua apresenta'cao no laptop, estava achando-a incompleta e parecia n~ao se importar muito com isso.Eu dei o maior apoio pra ele, sincero, afinal o ScoutFace 'e uma realidade e est'a conectando escoteiros de todo o mundo. Senti que ele ficou mais animado depois disso, e d'a-lhe luzinha de notebook atravessando a noite. Todos prontos e trajados fomos at'e o pr'edio do SSC, l'a fomos divididos de acordo com os temas dos projetos: meio-ambiente, comunica'cao, ci^encia&Tecnologia e Pequenas Iniciativas. O meu projeto at'e ent~ao era completamente te'orico. No entanto, alguns dias antes de apresent'a-lo resolvi incrementar uma iniciativa pr'atica que foi, inclusive, muito elogiada. Depois da apresenta'c~ao o Julio (Mexico), convidou-me para apresenta-lo no Jamboree PanAmericano, que acontecer'a em Julho, no pa'is dele. Disse ainda pra eu tentar as passagens com a Regi'ao Interamericana e eu fiquei de ver isso depois. Como o meu Grupo, Meio-ambiente, era disparado o maior, o tempo dispon'ivel para as apresenta'coes n'ao foi suficiente para que todos apresentassem. Assim, n'ao teve como apurar os selecionados e a organiza'c~ao ficou de arranjar outro momento pra finalizar tudo. Por outro lado, confirmando o meu apoio, o Vasile conquistou o primeiro lugar com o seu projeto na categoria comunica'c~ao. Fiquei feliz por ele. Depois do almo'co a programa;c~ao inclu'ia uma tarde cultural. Primeiro fomos ao Museu de Sharjah, um belo pr'edio de arquitetura 'arabe "as margens do canal que corta a cidade. Ali funciona uma exposi'c~ao permanente sobre a cultura 'arabe. S~ao textos, fotos, tapetes, objetos que cont'em a riqu'issima hist'oria e culura desse povo t~ao peculiar. Gostei da parte que mostrava as descobertas e a  evolu'c~ao da matem'atica protagonizada por eles. Eram 'abacos, astrol'abios, sextantes, e at'e grandes pr'edios que serviram de observat'orios ou astrol'abios gigantes e que contribu'iram tamb'em com nossa evolu'cao no campo da Astronomia. Quando eu li que os instrumentos e conhecimento chegaram at'e o Ocidente atrav'es da Espanha Isl^amica, fiquei a pensar que, de certa forma, aquilo estava diretamente ligado "a Hist'oria do meu Pa'is, uma vez que foi atrav'es destes mesmos instrumentos e conhecimentos que os espanh'ois, e deopois os portugueses, conseguiram singrar mares nunca dantes navegados s'eculos mais tarde. Depois fomos at'e outros museus, como o da Navega'c~ao. Mas a essa altura eu j'a estava t~ao cansado que n~ao conseguia mais pensar em nada. Onde eu ecostasse perigava eu dormir. Fiquei com raiva de mim mesmo por n~ao conseguir aproveitar um museu como eu gosto e costumo fazer. Do outro lado, ainda no mesmo espa'co do museu, fica o Aqu'ario da Cidade. Aqui era tudo t~ao incr'ivel que me despertei da letargia e aproveitei bastante. Muito bom. Penso que seria uma boa alternativa pra goi^ania quando finalmente desativarem o velho e desumano Zool'ogic, afinal, o. De volta pro campo e fui direto pra cama. Sem futebol e nem muito papo com ningu'em, afinal queria estar mais inteiro no outro dia.

2 comentários:

  1. Oi.. Winder.. seus comentários são ótimos....Parabéns.... e aproveita bastante..... vc merece. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário foi Meu Luiza Bringmann... esqueci de assinar..kkkkk...Gurupi - TO. Beijos

    ResponderExcluir