10 de fevereiro de 2010

Querida Jaozense Clarissa,

Voc^e me pediu e eu a atendi. Na 'ultima noite, durante o jantar, conversei com o Dossavu (Benin) sobre religi~oes africanas. Ele me disse que vivia com seus pais numa vila (Viiiiiiilllaaa), onde todos ali praticavam o Vodu. Ele ficou meio preocupado em me explicar que n~ao era uma religi~ao do capeta, essas coisas... mas quando ele viu que eu estava desarmado percebi que ele realmente abriu o cora'c~ao. Apesar do ingl^es prec'ario ele n~ao mais parava pra pensar o que tinha pra me falar. Teve uma rela'cao boa de confian'ca (Como eu disse, eles t^em os brasileiros como irm~aos). Ele me perguntou se no Brasil tinha vodu, e eu disse que sim... a'i ele se sentiu mais "a vontade. No entanto, ele teve que sair da Vila pra estudar na cidade com os tios. L'a, todos s~ao cat'olicos, ent~ao ele se diz cat'olico, mas puxando conversa ele gosta e tem saudade 'e do Vodu mesmo. Ele me disse que 'e comum brasileiros irem l'a procurar suas origens. Chegam, beijam o ch~ao, querem participar dos rituais e tudo...

Aproveitei que "a mesa se juntaram outros africanos e perguntei ao Filipe (Mo'cambique) como era no pa'is dele. Ele disse que existem cat'olicos, isl^amicos e Hindus. Ele negou ter religi~oes africanas, mas que as pessoas ainda praticam rituais t'ipicos, como o Pitakufa, em que a vi'uva dorme uma noite com o irm~ao do falecido logo depois da morte dele pra purificar o esp'irito do morto (????). Disse ainda que essa pr'atica tem sido oficialmente combatida por conta do fantasma da AIDS que assola a 'Africa.

O Baskouda (Camar~oes), disse-me que em seu pa'is n~ao existem religi~oes africanas e s~ao comuns o Cristianismo (Catolicismo, Protestantismo...) e o Islamismo (xiitas e sunitas), e que existe ainda em algumas regi~oes o animismo. Ele est'a cursando Hist'oria e disse que vai entrar em contato comigo pra me passar os contatos de alguns professores dele que lecionam essa mat'eria: Religi~oes africanas.

Espero ter ajudado.

Bj~ao.

4 comentários:

  1. estou te mandando um email com as informações. Leia lá.
    beijos
    Mas já está cancelado!

    ResponderExcluir
  2. A sdd ta me matando!!!! olha amor a Bárbara cancelou agora só falta vc ligar lá, pois s[o vc resolve....beijoss te amo

    ResponderExcluir
  3. huumm...legal! agora falta só atender ao meu pedido!ehehehehe
    Willzim, agora mesmo estamos todos indo pra tão esperada formatura do Froezim (aleluia irmão)...com certeza vai faltar vc pra completar a festa!mas a gente aproveita daki pra vc e vc aproveita dai pra gente! eheheeheh...bjoes

    ResponderExcluir
  4. Querido companheiro Jaozense,

    Devo confessar que meu coração acelerou de emoção enquanto li o seu texto de hoje. Todos foram muito interessantes, haja visto que você escreve com admirável maestria, mas esse tem um aspecto todo especial. Agradeço imensamente! De fato, suas informações vão de encontro com algumas coisas que venho lendo e - acredite! - me senti como se estivesse jantando com vocês. Apenas veio aumentar a minha paixão e admiração pelo tema e, claro, pelo escotismo, que pôde te proporcionar esta maravilhosa experiência. E o mais interessante é que nunca tinha lido nada sobre Moçambique e Camarões, mas agora fiquei curiosíssima e vou buscar saber mais. Já sobre o Benin. Ah, o Benin! É tambem de lá que vem a influência do Candomblé jeje-nagô e de uma outra religião chamada Tambor de Mina, que apenas existe no Maranhão. Adorei conhecer o Dossavu, o Filipe e o Baskouda. Muito obrigada!

    Beijos,

    Se cuida!

    Clá

    ResponderExcluir