22 de fevereiro de 2010

Nono Dia

Tratemos do dia mais importante da viagem. Dia 12, meu aniversário :-P. Agora não lembro o que tivemos pela manhã. Mas sei que já comecei o dia ouvindo muitos Parabéns e recebendo muitos abraços. Me desejaram paz, saúde, dinheiro, realização de projetos, fé... ouvi também a canção Feliz Aniversário, Felizes Cumpleaños, Happy Birthday, além das versões em japonês, árabe e francês. Foi o dia que visitamos o Dragon Mart, um shopping de quinquilharia chinesas... é, até o camelô deles é chique rsrs...





Lá dentro, nada que me chamou a atenção. As mesmas baratas, falsificadas e vagabundas mercadorias que a China insiste em produzir, manchando a imagem do Gigante Asiático.

Durante todo o dia recebi gentilezas e favores. À noite, depois do jantar, Mohad chamou-me na sala de informática, queria me dar um presente mas queria me explicar e falar sobre ele. Quando o acompanho, qual não é minha surpresa ao receber um Alcorão das mãos do meu amigo. 

Fiquei realmente emocionado pois, tenho certeza, o Livro Sagrado do Islã não é um souvenir que se dê pra turistas. Antes de abrí-lo, no entanto, fui orientado que existe todo um ritual de purificação antes de se abrir o Livro que consiste em lavar as mãos, os braços, a boca, o rosto, a cabeça e os pés, todos por 3 vezes...só então pude abrí-lo e receber as instruções e ensinamentos de um livro escrito em árabe e com a tradução em inglês. O presente foi fruto de uma boa conversa que tive com Mohad depois que este leu o Alcorão na cerimônia em que estava presente o Sheik de Sharjah. Ele me explicou as bases do Islã, os pontos convergentes e divergentes com o Cristianismo e se mostrou muito aberto também a ouvir. Achei muito bacana. Na hora de guardar o livro, pediu que eu nunca o colocasse no chão ou colocasse objetos sobre ele, respeitando-o como Livro Sagrado. Quando saí do prédio do Centro Escoteiro, vi que todos estavam vestidos com roupas tradicionais de seus países e CARAMBA!, tinha que correr pra vestir a minha. Havaianas nos pés, bermudão, camisa amarela e óculos escuros. Taí o traje brasileiro rsrs... 



Baskouda - Camarões

Ahmed - Indonésia

2 comentários:

  1. Engraçado...a sua roupa tá de muito Oba oba.... Will baladaaaa!!
    =P

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu presente de aniversário e da seriedade e respeito que você tem e demonstrou nos falando sobre ele. Parabéns! Tudo é aprendizado e somado em sua vida.
    Dulce.

    ResponderExcluir